Histórico



HISTÓRICO DO POLO - CANOINHAS


Inicialmente em 2006, o polo foi constituído para atender o projeto de interiorização do ensino superior da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), através de um convênio firmou-se fortes parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo.
Em setembro de 2006, ofertava dois Cursos de Licenciatura Matemática e Física sendo inaugurado em 25 de setembro de 2007.
Em março de 2007 o Curso de Bacharelado em Administração, criado com o objetivo de formar os funcionários do Banco do Brasil, denominado Projeto Piloto I, incluiu suas atividades ao Polo de Educação à Distância.
Em 2008, em crescente desenvolvimento, mais uma turma de Bacharelado em Administração/UFSC, (Projeto Piloto II), iniciou suas atividades no polo de apoio. Neste mesmo ano, o Curso de Graduação de Licenciatura em Musicalização (UFRGS) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, passam também a serem atendidas.
Ainda em 2008, através de avaliação e aprovação de projeto, o Ministério da Educação integra o Polo de Apoio Presencial EaD/UAB, ao Sistema Universidade Aberta do Brasil. Programa do Ministério da Educação, criado em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação que possui como prioridade a capacitação de professores da educação básica. Seu objetivo é de estimular a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior.
Com esta conquista, o Polo passou a ofertar cursos de nível superior de diversas Instituições de Ensino, credenciadas ao MEC, prevalecendo a gratuidade e a qualidade de ensino. No segundo semestre de 2008, pela oferta do MEC, o município firma parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), para ofertar 50 vagas do curso de Pedagogia.
Em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria Estadual de Educação firma-se convênio, destinado à concessão de bolsas de estágio, nos termos do Programa Novos Valores. 
Com o Município, através da Secretaria Municipal de Educação, e com o Centro Integração Escola Empresa (CIEE ), 04 vagas de estágio na área dos cursos, são destinadas para o Polo.
Algumas das metas alcançadas em 2009, foram pautadas em Cursos de Extensão (formação para professores) credenciados no programa do Ministério da Educação, dentro da Rede de Formação para a Diversidade, ofertadas no primeiro semestre com o Curso de Gênero e Diversidade na Escola (GDE) pela UFSC e pelo Curso de Formação em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, pelo IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina.
A partir de 2016 o Município firmou compromisso com a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), para oferta de Cursos de Licenciatura, sendo ofertada 45 vagas na licenciatura de Informática.
O Polo também ofereceu edição de novos cursos de graduação em nível de licenciatura, reedição de cursos de graduação e cursos em nível de pós-graduação Lato Sensu e através da implantação do laboratório multiuso, os alunos concretizam seus estudos práticos em Física e Licenciatura em Ciências Biológicas.
Para os próximos anos, articulando o plano de expansão, busca-se ofertar e reeditar mais cursos em nível de graduação, e pós-graduação. Atualmente encontra-se tramitando no FNDE projeto para construção de sede própria, com terreno doado pelo próprio mantenedor.
O Polo tem como mantenedora a Prefeitura Municipal de Canoinhas, através da Secretaria Municipal de Educação, que em convênio com a CAPES/MEC, assumiu responsabilidades de manutenção e de recursos humanos, ficando as demais responsabilidades para os demais conveniados, Estado, União e IES.

Missão do Polo de Apoio Presencial EaD/UAB – Canoinhas SC

Apoiar e incentivar o Educando em sua formação superior, inicial e continuada, utilizando a modalidade de Educação a Distância, integrada a rede do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Garantindo qualidade de ensino e universalização do saber, fomentando a contribuição social do município e região.


O que  é um polo de  apoio presencial?
Os polos de apoio presencial são as unidades operacionais para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância pelas instituições públicas de ensino superior no âmbito do Sistema UAB. Mantidos por Municípios ou Governos de Estado, os polos oferecem a infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos a distância.
O polo de apoio presencial também pode ser entendido como "local de encontro" onde acontecem os momentos presenciais, o acompanhamento e a orientação para os estudos, as práticas laboratoriais e as avaliações presenciais.
O objetivo dos polos é oferecer o espaço físico de apoio presencial aos alunos da sua região, mantendo as instalações físicas necessárias para atender aos alunos em questões tecnológicas, de laboratório, de biblioteca, entre outras.

Mantenedor
  
Os Municípios e Estado, de forma individual ou em consórcio, são os responsáveis por estruturar, organizar e manter os polos de apoio presencial de acordo com as orientações do Sistema UAB.
O mantenedor do polo de apoio presencial deverá proporcionar uma infraestrutura física e tecnológica adequada para o pleno desenvolvimento das atividades referentes aos cursos ofertados.
O mantenedor é responsável, ainda, pela contratação de pessoal com vistas à execução das metas e atividades propostas.

Avaliação de polos

Em paralelo às avaliações externas aos polos de apoio presencial realizadas pela Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Sistema UAB, com o objetivo de zelar pela qualidade da oferta dos cursos, bem como da infraestrutura dos polos de apoio presencial, realiza também avaliações in loco.
A avaliação de polos não tem finalidade punitiva. Visa auxiliar, orientar e dar suporte aos polos em prol da estruturação e do fortalecimento da educação a distância.
A equipe de avaliadores in loco dos polos do Sistema UAB é composta por professores qualificados que têm a incumbência de levantar possíveis necessidades de melhorias, tanto na parte de infraestrutura quanto na parte pedagógica dos cursos oferecidos nos polos. As conclusões dos avaliadores são encaminhadas á Diretoria de Educação a Distância da CAPES, na forma de relatório, para que sejam tomadas as providências cabíveis.

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