HISTÓRICO DO POLO - CANOINHAS
Inicialmente
em 2006, o polo foi constituído para atender o projeto de interiorização do
ensino superior da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina),
através de um convênio firmou-se fortes parcerias entre as esferas
federais, estaduais e municipais do governo.
Em
setembro de 2006, ofertava dois Cursos de Licenciatura Matemática e Física
sendo inaugurado em 25 de setembro de 2007.
Em
março de 2007 o Curso de Bacharelado em Administração, criado com o objetivo de
formar os funcionários do Banco do Brasil, denominado Projeto Piloto I, incluiu
suas atividades ao Polo de Educação à Distância.
Em
2008, em crescente desenvolvimento, mais uma turma de Bacharelado em
Administração/UFSC, (Projeto Piloto II), iniciou suas atividades no polo de
apoio. Neste mesmo ano, o Curso de Graduação de Licenciatura em Musicalização
(UFRGS) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP,
passam também a serem atendidas.
Ainda
em 2008, através de avaliação e aprovação de projeto, o Ministério da Educação
integra o Polo de Apoio Presencial EaD/UAB, ao Sistema Universidade
Aberta do Brasil. Programa do Ministério da Educação, criado em 2005, no âmbito
do Fórum das Estatais pela Educação que possui como prioridade a capacitação de
professores da educação básica. Seu objetivo é de estimular a articulação
e integração de um sistema nacional de educação superior.
Com
esta conquista, o Polo passou a ofertar cursos de nível superior de diversas
Instituições de Ensino, credenciadas ao MEC, prevalecendo a gratuidade e a
qualidade de ensino. No segundo semestre de 2008, pela oferta do MEC, o
município firma parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG),
para ofertar 50 vagas do curso de Pedagogia.
Em
parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria
Estadual de Educação firma-se convênio, destinado à concessão de bolsas de
estágio, nos termos do Programa Novos Valores.
Com o
Município, através da Secretaria Municipal de Educação, e com o Centro
Integração Escola Empresa (CIEE ), 04 vagas de estágio na área dos cursos, são
destinadas para o Polo.
Algumas
das metas alcançadas em 2009, foram pautadas em Cursos de Extensão (formação
para professores) credenciados no programa do Ministério da Educação, dentro da
Rede de Formação para a Diversidade, ofertadas no primeiro semestre com o Curso
de Gênero e Diversidade na Escola (GDE) pela UFSC e pelo Curso de Formação em
Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, pelo IFSC – Instituto Federal de
Santa Catarina.
A partir de 2016 o Município firmou compromisso com a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), para oferta de Cursos de Licenciatura, sendo ofertada 45 vagas na licenciatura de Informática.
O Polo
também ofereceu edição de novos cursos de graduação em nível de licenciatura,
reedição de cursos de graduação e cursos em nível de pós-graduação Lato Sensu e
através da implantação do laboratório multiuso, os alunos concretizam seus estudos
práticos em Física e Licenciatura em Ciências Biológicas.
Para os
próximos anos, articulando o plano de expansão, busca-se ofertar e reeditar
mais cursos em nível de graduação, e pós-graduação. Atualmente encontra-se
tramitando no FNDE projeto para construção de sede própria, com terreno doado
pelo próprio mantenedor.
O Polo
tem como mantenedora a Prefeitura Municipal de Canoinhas, através da Secretaria
Municipal de Educação, que em convênio com a CAPES/MEC, assumiu responsabilidades
de manutenção e de recursos humanos, ficando as demais responsabilidades para
os demais conveniados, Estado, União e IES.
Missão do Polo de Apoio Presencial EaD/UAB – Canoinhas SC
Apoiar e incentivar o Educando em sua
formação superior, inicial e continuada, utilizando a modalidade de Educação a
Distância, integrada a rede do Sistema Universidade Aberta do Brasil.
Garantindo qualidade de ensino e universalização do saber, fomentando a
contribuição social do município e região.
O
que é um polo de apoio presencial?
Os polos de apoio presencial são as unidades
operacionais para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e
administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância pelas
instituições públicas de ensino superior no âmbito do Sistema UAB. Mantidos por
Municípios ou Governos de Estado, os polos oferecem a infraestrutura física,
tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos a
distância.
O polo de apoio presencial também pode ser
entendido como "local de encontro" onde acontecem os momentos
presenciais, o acompanhamento e a orientação para os estudos, as práticas
laboratoriais e as avaliações presenciais.
O objetivo dos polos é oferecer o espaço físico de
apoio presencial aos alunos da sua região, mantendo as instalações físicas
necessárias para atender aos alunos em questões tecnológicas, de laboratório,
de biblioteca, entre outras.
Mantenedor
Os Municípios e Estado, de forma individual ou em consórcio, são os
responsáveis por estruturar, organizar e manter os polos de apoio presencial de
acordo com as orientações do Sistema UAB.
O mantenedor do polo de apoio presencial deverá proporcionar uma
infraestrutura física e tecnológica adequada para o pleno desenvolvimento das
atividades referentes aos cursos ofertados.
O mantenedor é responsável, ainda, pela contratação de pessoal com
vistas à execução das metas e atividades propostas.
Avaliação de
polos
Em paralelo às avaliações externas aos polos de apoio presencial
realizadas pela Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC) e pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Sistema
UAB, com o objetivo de zelar pela qualidade da oferta dos cursos, bem como da
infraestrutura dos polos de apoio presencial, realiza também avaliações in
loco.
A avaliação de polos não tem finalidade punitiva. Visa auxiliar,
orientar e dar suporte aos polos em prol da estruturação e do fortalecimento da
educação a distância.
A equipe de avaliadores in loco dos polos do Sistema UAB é composta
por professores qualificados que têm a incumbência de levantar possíveis
necessidades de melhorias, tanto na parte de infraestrutura quanto na parte
pedagógica dos cursos oferecidos nos polos. As conclusões dos avaliadores são
encaminhadas á Diretoria de Educação a Distância da CAPES, na forma de
relatório, para que sejam tomadas as providências cabíveis.
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